Buscando promover inclusão social e ampliar oportunidades de geração de emprego e renda para todos os munícipes parnamirinenses, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), oportunizou a participação de usuários do Centro POP na Central do Reciclador, projeto pioneiro realizado nos cinco dias de Carnaval, em Pirangi.
Quatro usuários da unidade socioassistencial integraram a iniciativa: Everton Wesllei, 24 anos (há 3 meses acompanhado pelo Centro POP), Rafael Salustiano, 25 anos (há três meses na unidade), Leonardo Araújo, 30 anos (há um mês na unidade) e Francisco Fernandes, 38 anos (assistido desde agosto de 2025). Durante a ação, eles atuaram na coleta e venda de materiais recicláveis ainda durante o período de festa, garantindo geração de renda extra.
Para Everton e Leonardo, a experiência representou mais do que trabalho: significou autonomia e dignidade. “No Centro POP não nos falta nada. Temos alimentação, local para higiene e descanso. Mas, com essa oportunidade, podemos comprar algo que desejamos, como sandália e roupa nova ou um lanche diferente”, relataram.
A Central do Reciclador foi uma estratégia pioneira implementada pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selim), buscando, além de conciliar gestão de resíduos, geração de renda, também busca promover a inclusão humana em um mesmo projeto.
“A presença dos usuários do Centro POP na Central do Reciclador reafirma o compromisso da gestão municipal com a ressocialização, a inclusão cidadã e a construção de políticas públicas que unem sustentabilidade ambiental e responsabilidade social”, destacou Rose Paiva, secretária da Selim.
Serviço
Centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h às 17h.
Endereço: Rua Sargento Norberto Marques, nº 220, Centro.
Fonte: ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário