segunda-feira, 23 de novembro de 2020

SAE intensifica ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis


 O Serviço de Assistência Especializada (SAE) intensificará, a partir do dia 1° de dezembro, as ações da campanha “Dezembro Vermelho”, de enfrentamento e prevenção do HIV/Aids. O objetivo é promover a conscientização, assistência, proteção e orientar a população acerca do tema.

Durante a Campanha, haverá distribuição de kits de prevenção em vários pontos da cidade; discussões sobre os 40 anos do vírus causador da Aids com a participação dos profissionais de saúde e da população; exibição de documentário; testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de audiência pública sobre políticas públicas voltadas para a epidemia do HIV/Aids.

O assessor técnico da SAE, Ivan Soares, fala sobre a campanha e o trabalho da instituição especializada. “Nossa campanha abordará a temática frisando que precisamos falar sobre a Aids, depois de 40 anos da descoberta do HIV. O SAE está aqui desde 2011 e temos uma equipe multiprofissional que trabalha com pessoas diagnosticadas com HIV, além de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como a Hepatite B e C e Sífilis. Os testes rápidos podem ser realizados aqui e nas próprias Unidades Básicas de Saúde. Realizamos ainda, no SAE, a entrega de insumos de prevenção mensalmente, como camisinhas femininas e masculinas e lubrificante”, disse.

O trabalho multidisciplinar do SAE dispõe de médicos infectologistas, enfermeiros, farmacêutico, psicólogo, assistente social e nutricionista. Os pacientes podem receber a medicação gratuita, incluindo o chamado "coquetel", formado por inibidores de transcriptase reversa. Uma novidade do Centro Especializado é o autoteste para o HIV, onde o paciente pode realizá-lo em casa. Para solicitar o autoteste, basta realizar um pequeno preenchimento de dados, ser maior de 18 anos e alfabetizado (a), para que seja possível compreender as instruções de uso.

A enfermeira responsável pela realização dos testes rápidos, Edna Martins, explica o processo de atendimento em caso de teste positivo e como os profissionais lidam com a notícia. “Hoje em dia nos sentimos mais preparados, porque precisamos demonstrar esse controle, mas é difícil. Procuramos sempre dar apoio ao paciente, para que ele possa lidar com essa situação de forma mais fácil, até porque tem se tornado algo corriqueiro, pois tivemos uma alta nos pacientes positivos. Os pacientes passam pelo aconselhamento conosco, pela assistência social e psicólogo. Boa parte dos pacientes já espera o resultado positivo, pelo fato dos sintomas e do contato sexual desprotegido e, atualmente, essa incidência tem crescido entre os jovens, entre 20 e 30 anos”, afirmou.

O SAE possui demanda aberta. Qualquer pessoa pode procurar o ambulatório para realizar os testes rápidos. Caso necessite de medicamentos, ao que se refere à testagem positiva, é necessário que o paciente apresente um encaminhamento médico ou algum exame que comprove a indicação da doença. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O Centro de Referência fica localizado na Rua Suboficial Farias, 23 - Monte Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário